Pular para o conteúdo principal

7ª EDIÇÃO DA SEMANA DE ENGENHARIA AMBIENTAL.

Entre os dias 04 e 08 de outubro a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP estará promovendo a 7ª edição da SEMEA - Semana de Engenharia Ambiental.

O evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental com o apoio do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da EEL.

A SEMEA, acontece de forma remota e traz palestras, mini-cursos e workshops variados ligados a temas da área Ambiental e Engenharia. 
 


Confira abaixo a Programação completa:

 

SEGUNDA-FEIRA (04/10)

11h1 - 12h -  Abertura
12h-14h: Palestra Emicol com o Engenheiro Marcelo Pohlmann que falará sobre tratamento e reuso de águas residuais, desaguamento e disposição de lodo e sua experiência nesse meio.
17h50-19h: Palestra “Tratamento de Efluentes “com ex-estagiários contando sobre suas experiências na área de tratamento de efluentes industriais e as oportunidades do engenheiro ambiental em empresas químicas.


TERÇA-FEIRA (05/10)
12h-14h: Minicurso de QGIS com o Eng. Ambiental Matheus Horácio que irá introduzir ao geoprocessamento usando o QGIS e sua utilização na consultoria ambiental.
17h50-19h: Palestra “Corredor Ecológico” com a Eng.Ambietal Mariana Ferreira que falará sobre a importância e o papel das Organizações sociais nas articulações com outros poderes para a criação de políticas públicas na área ambiental.


QUARTA-FEIRA (06/10)
12h-14h: Palestra “Sustentabilidade de Embalagens” com a Luiza, estagiária da AMBEV, que contará sobre o que é a sustentabilidade das embalagens e como ela direciona ações da maior cervejaria do Brasil.
17h50-19h: Minicurso de Modelagem Hidráulica com o fundador e instrutor na SaluBRe Raphael Page que ministrará essa capacitação de modelagem hidráulica para o abastecimento de água.

 

QUINTA-FEIRA (07/10) 
12h-14h: Workshop de Geoprocessamento com Eduardo Virtuoso teremos nesse momento uma aula de Python e Geoprocessamento com uma prática dentro do Arcgis Pro realizado pelo consultor de inteligência Geográfica e Especialista em Dados Geoespaciais. 
17h50-19h:  Minicurso de Diagnóstico Ambiental e Geoprocessamento o minicurso irá introduzir os conceitos de análise espacial, permitindo o aluno produzir, interpretar e analisar base de dados e mapas.

 

SEXTA-FEIRA (08/10)
12h-14h: Saúde Mental e Pandemia da COVID-19 com a psicóloga Alice Aparecida Cornélio uma palestra e com um bate-papo sobre os impactos, adaptações e novas possibilidade de ser no mundo após a pandemia da Covid-19.
17h50-19h:  Minicurso de Gestão de Bacias Hidrográficas esse minicurso irá introduzir e provocar discussões sobre aplicações de técnicas de análise espacial para a gestão de uma bacia hidrográfica e assim caracterizar o meio físico e fazer um diagnóstico socioambiental.

 

*Somente os inscritos receberão o link das palestras.

Local do evento

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA

Ambiente Remoto.

De

até